“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis.”

Provérbios 31:10

Historicamente, o primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações. Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921. Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
Mas, muitos séculos antes disso tudo acontecer, Deus já havia manifestado o que está no seu coração, onde declara através do apóstolo Paulo que para ele não há acepção de pessoas, todos são iguais em Cristo Jesus, sendo ele o elo de união entre todos com Deus – Gálatas 3:26-29 (Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram. Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.). Há sim, diferença em responsabilidades e papeis estabelecidos por Deus principalmente na família, onde se cada um cumpre sua parte com amor e dedicação, não existirá o sentimento de desvalorização nem de falta de comprometimento, onde o próprio apóstolo Pedro faz uma declaração importantíssima sobre o grande valor que o homem deve dar a mulher e o respeito devido à mesma – I Pedro 3:7 (Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas.).

            Resumindo, preparei este texto não para simplesmente lembrar a data das conquistas que as mulheres conseguiram no decorrer dos anos, mas para lembrar o grande valor dado por Deus a cada uma de vocês. E nesta data gostaria de parabenizá-las pelo grande esforço e colaboração na obra do Senhor, pois juntos faremos a grande diferença nesta geração, pois o que Deus quer não é a disputa de posição, de importância, mas sim o respeito e o trabalho conjunto para implantar seu reino aqui na terra, preparando as pessoas para a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

            Eu poderia descrever centenas de mulheres de grande valor na história da igreja, no entanto gostaria de ressaltar uma em especial, VOCÊ! Pois você é única, ninguém te substitui. Deus não fez ninguém igual a você, por isso seja qual for a sua altura, cor da pele, cor dos olhos, condição financeira ou “data de nascimento”, saiba de uma coisa: VOCÊ É ESPECIAL PARA DEUS!

E ele continua contando com você para implantar o Seu Reino, e não somente hoje, mas até a volta de Cristo Jesus!

Parabéns mulher virtuosa!!!

Pr. Wellington Dias da Silva

Diretor Executivo Seminário Cristo Para as Nações

Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida