O VALOR DA PATERNIDADE!

“O filho honra o pai, e o servo respeita o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra?”

MALAQUIAS 1:6A

Sempre que se aproxima o segundo domingo de Agosto, normalmente lembramos daquele que foi responsável pela nossa vinda a este mundo, humanamente falando, nosso pai! Mas qual é o valor do “pai”, ou melhor dizendo da “paternidade”? A palavra paternidade é​ um conceito que vem do latim paternitas​ e que diz respeito à condição de ser pai. Isto significa que o homem que tenha tido um filho tem o direito à paternidade do mesmo.

A paternidade é tão importante quanto a maternidade (condição de ser mãe), por se tratar de uma situação que para se ter um filho há a necessidade de se ter ambos os genitores, homem e mulher. Porém, com a situação atual da sociedade, onde muitos homens se tornam omissos, abrindo mão do seu direito e dos deveres da paternidade, fica complicado ver esse valor hoje em dia, mas tudo o que Deus fez é perfeito, e se há alguns que não assumem a paternidade de seus filhos, há centenas de milhares que não somente o fazem, como também buscam sempre o melhor para eles.

A figura do pai na vida de um filho é um fator de extrema importância, e é essa presença que facilitará a afirmação de si, a confirmação de sua sexualidade, o desenvolvimento da capacidade de se defender e explorar o ambiente, entre outras demandas necessárias ao desenvolvimento. A participação efetiva do pai na vida de um filho promove segurança, autoestima, autonomia e estabilidade emocional.

Mas quando esta presença é de alguma forma interrompida, prejudica os filhos causando alguns danos até mesmo irreparáveis, podendo gerar conflitos​ no desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança, bem como influenciar o estabelecimento de transtornos de comportamento. Podem ocorrer também outros resultados negativos que incluem baixo desempenho escolar, aumento de ausência nas aulas, risco aumentado de envolvimento com drogas, relacionamento frágil com os pares, depressão, ansiedade, instabilidade emocional e a externalização de comportamentos-problemas. Podem ocorrer também problemas de distúrbios sexuais, uma vez que a presença do pai ajuda na confirmação sexual dos filhos, tanto meninos quanto meninas. Ufa! Viu como o pai é importante na vida de um filho!

Por isso, no texto de Malaquias Deus cobra de seus filhos o devido respeito à sua paternidade. Ele se coloca como aquele pai que busca sempre o melhor para os seus filhos, agindo de forma completa como um pai que sabe o quanto sua presença na vida deles é importante. Por isso destaco aqui algumas características da paternidade de Deus, que devemos aprender como pais e procurar colocar em prática em nosso dia-a-dia:

  • Ele que define a sexualidade dos filhos – homem e mulher: Gênesis 1:27.
  • Ele sempre está presente e é essa presença que gera segurança: Isaías 49:15; Hebreus 13:5; Mateus 28:20; João 14:16-18.
  • Corrige quando precisa: Hebreus 12:5-6.
  • Não terceiriza a educação: Hebreus 12:7-8.
  • Nos aconselha para não praticarmos o que é errado: Gênesis 4:3-7.
  • Quer que o amemos por quem ele é e não pelo que ele nos dá: Jó 1:9-12, 20-22; Mateus 22:35-38.

Por isso devemos sempre honrar e respeitar a Deus como nosso pai, e jamais nos esquecermos de que seu maior desejo é de se relacionar com seus filhos, que no caso somos nós, os lavados e remidos no sangue de Jesus Cristo, através do qual temos esse direito garantido: ​ ​Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:11-13)​

Mas como pai que sou, espero que nossos filhos também não se esqueçam da honra e respeito devido aos pais naturais, pois isso é justo diante de Deus. Podem nos presentear à vontade, sem medo de ser feliz!

Pr. Wellington Dias da Silva (pai de Ana Luiza, Lucas e Henrique)

Diretor Executivo – Seminário Cristo Para as Nações

Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida

14 de março de 2019

0 respostas em "O VALOR DA PATERNIDADE!"

Deixe sua mensagem

Somos associados:

                   

Atendimento

Rua Boaventura, 1268 – Bairro Liberdade (Pampulha)

Cep: 31270-310
31 – 2555-4546      whatsapp 31-991942000
atendimento@seminariocasadeprofetas.org.br
www.seminariocasadeprofetas.org.br

Código do certificado

Seminário Casa de Profetas © 2020 . Todos os direitos reservados. Política de Privacidade